Boiadeiro Bernês

Esperto, alegre e moderadamente dócil.

CBKC – Grupo 2

Confiável, atencioso, vigilante, corajoso diante de situações do cotidiano; amável e fiel para com a família; seguro de si e pacífico com estranhos; de temperamento moderado e dócil.

Informações

Informações

Este cão é um grande e fiel companheiro. Muito leal, o Bernese Moutain Dog, também chamado de Boiadeiro Bernês, Boiadeiro de Berna ou Berner Sennenhund (esse ultimo é seu nome original), é um cachorro de porte grande, que gosta e precisa de companhia.

O Boiadeiro Bernês é um cão de trabalho das fazendas da Suíça extremamente versátil. Ele foi desenvolvido para pastorear gado, puxar carroças, ser um cão de guarda e companheiro leal. Ele é um dos quatro tipos de Swiss Mountain Dogs, e é o único com pelos longos. O Bernese Mountain Dog vem do cantão de Berna, daí o seu nome. Ele é uma raça grande e resistente, com uma disposição amigável e calma, e ele é bem adequado para  conformation, obedience, tracking, herding, and carting competitions.

O Boiadeiro Bernês permaneceu como um cão de talentos múltiplos. Excelente guia de grande rebanho nas médias montanhas, ele resiste as condições climáticas por vezes muito rudes daquele ambiente. Desde sempre cão de guarda, ele anuncia a chegada de visitas por latidos medidos e dispersa a aproximação com seu porte impressionante. Não é mais utilizado como cão de carruagem, tarefa que desenvolveu durante décadas, com um comprometimento e uma regularidade exemplares. Todas as utilizações exigem dá raça boa aptidão ao adestramento. Isso deve ser feito com firmeza, mas sem brutalidade. A paciência e as demonstrações de afeto são muito mais eficazes. Cada vez mais apreciado como companheiro da família, esse boiadeiro seduz, e ele continua sendo amável e fácil de se lidar, mesmo por crianças. com as quais se mostra muito paciente.

Características

Características

Origem do Bernês

País: Suíça

Expectativa de vida

Altura

Peso

Aparência física

O cão da montanha de Bernese é ligeiramente mais longo do que alto. Sua cabeça é forte. Balanceada em tamanho com a aparência geral do cão; não muito maciça. Seu crânio, visto de frente e de perfil, é ligeiramente arredondado. Sulco frontal pouco marcado.

Pelagem

Longo, brilhante, reto ou ligeiramente ondulado.

Cor da Pelagem

Preto intenso, com manchas castanho avermelhado, nas bochechas, acima dos olhos, nos quatro membros e no peito que também tem manchas brancas, que estão presentes na cabeça, no focinho e ponta das patas.

Curiosidades

– O Boiadeiro Bernês não é um cão originado da montanha Bernice ou um cão de montanha birmanês.

Ele leva o seu nome a partir do cantão suíço de Berna, onde ele era um cão de fazenda valorizado e que se destacou em puxar carroças, levar o rebanho para os campos ou mercado, e servindo como cães de guarda;

– Embora ele seja um trabalhador bem educado e dedicado, ele quase se tornou extinto no início do século 20, quando outros meios de transporte tornaram-se acessível aos agricultores;

– A maioria dos Berneses são conhecidos por ter uma boca seca, o que significa que não babam, mas isso não é verdade para todos eles.

Cuidados e Bem-Estar

Uma casa com um quintal grande e murado é a melhor opção para essa raça. O Bernês é um cão de trabalho, ele tem muita energia. Além do brincadeiras ou jogos no quintal, ele precisa no mínimo de 30 minutos de exercícios bem vigorosos todo dia. Com todo esse casaco preto e grande, ele está propenso a insolação. Não permita que ele se exercite energicamente quando estiver extremamente quente; limite os exercícios de manhã cedo ou à noite, quando está mais fresco. Não deixe brincar ou correr em superfícies duras (como ruas pavimentadas), saltar excessivamente, ou puxar cargas pesadas até que ele tenha, pelo menos, dois anos de idade e suas articulações estão totalmente formadas. Se exercitar na grama é melhor.

Receba novidades dos Filhotes

WhatsApp