Cachorro sonha? Cachorro tem pesadelo?

Se você tem um cachorro, com certeza, já percebeu que uma grande parte do dia ele passa dormindo ou até mesmo cochilando, né?

Já falamos aqui no portal que um cachorro adulto dorme cerca de 10 horas por dia, já um filhote dorme aproximadamente 16 horas, ou seja, os cães passam quase metade de um dia dormindo. 😴

Mas a pergunta desse post é: meu cachorro sonha? E tem pesadelos? Se você quer saber a resposta, continue lendo!

Como funcionam os nossos sonhos?

Antes de sabermos se um cachorro sonha ou não, acho importante dar uma breve explicada em como funcionam os nossos sonhos.

Quando dormimos passamos por cinco fases do sono. A primeira é caracterizada por um sono muito leve e que podemos ser facilmente acordados.

Já a segunda fase é quando entramos em um sono mais pesado.

A terceira e a quarta, por consequência, é um sono mais profundo.

Essas quatro fases do sono são conhecidas como o sono NREM.

A quinta e a última fase é chamada de sono REM, onde dormimos de forma mais profunda e sentimos apenas as ondas cerebrais mais lentas, conhecidas como ondas deltas.

Os sonhos acontecem 75% das vezes no sono REM, ou seja, normalmente só lembramos dos sonhos que temos nessa fase.

Para alcançarmos esse estado do sono levamos cerca de 90 minutos e ele é extremamente necessário para a manutenção do nosso corpo.

Enquanto dormimos passamos por um ciclo que alterna entre o sono REM e o sono NREM, normalmente a terceira ou quarta fase, onde o sono já está mais pesado.

Como funciona o sonho dos cachorros?

Os cachorros têm basicamente as mesmas fases NREM e REM que nós, mas conseguem alcançar o sono REM de forma bem mais rápida.

Ou seja, o processo de sono de um cão é parecido com o nosso, alternando entre REM e NREM.

O que acontece é que no período REM o cachorro normalmente está mais relaxado e tem movimentos musculares involuntários, reagindo naturalmente ao sonho que está tendo.

Claro que o sonho também pode ser um pesadelo, assim como o nosso, mas isso apenas podemos saber pela reação do cão. Por exemplo, se ele está rosnando, chorando ou até mesmo latindo ao dormir, podemos presumir que é um pesadelo.

Outra reação que pode acontecer em um cão enquanto dorme é ele ficar tremendo.

Normalmente isso acontece em cães que dormem mais enrolados, ou seja, com os músculos mais tensos, fazendo ter movimentos involuntários, mas apenas tremidas. Não há razão para se preocupar!

O que devo fazer quando meu cão está dormindo e se mexendo?

O ideal é que você não acorde seu cão se seus movimentos ou barulhos não estão incomodando.

Agora, se apresentar um perigo para o próprio cão, é bom que você tente acordá-lo chamando seu nome de forma calma e delicada.

Outra dica que posso dar é se seu cão está tendo um pesadelo, latindo e rosnando durante seu sono, de forma alguma toque nele para acordá-lo. Como o cão está tendo um pesadelo, pode, sem querer, acabar mordendo você.

Além disso, deixe seu cachorrinho sonhar e ser feliz com suas horas de sono.

Se você gostou do post, não esqueça de compartilhar com seus amigos!

Cachorro sonha? Cachorro tem pesadelo?

Aproveite e conheça mais sobre filhotes em nosso site clicando aqui!

Conhece a Clínica Veterinária Snow Vet? clique aqui se saiba mais!