Dachshund

Amigável por natureza, não é nervoso, nem agressivo, equilibrado.

CBKC – Grupo 4

Ele é um cão de caça apaixonado, perseverante, rápido na caça e de excelente faro.

Informações

Informações

Na França, os Dachshund (ou Teckels) são sobretudo apreciados como cão de companhia, enquanto na Alemanhã e Grâ-Bratanha eles mantiveram sua vocação de caçadores apaixonados, de faro sutil, muito corajosos, perseverantes e robustos. Nesses países eles caçam raposas, a lontra e o texugo (a expressão alemã Dachshund significa justamente “cão de texugo”). Cães de escavação por excelência, eles são ainda bons cães  de pista de sangue. São particularmente vocacionados à procura  de animais feridos. O Teckel é um cão intuitivo, que obedecerá se for adestrado com inteligência e rigor, pois seu gênio é forte.

O mais afetuoso dos Dachshund é o de pelo longo; o mais temperamental é o de pelo curto; o mais esportivo deles é o de pelo duro. Afetuosos, possessivos e inteligentes. Não importa o seu tamanho, Dachshunds são uma aquisição maravilhosa para toda a família, é por isso que eles estão quase no topo da lista como cães mais populares desde os anos 1950. Sua linda aparência e disposição vívida têm inspirado muitos apelidos carinhosos para a raça, incluindo Cachorro Quente, Cão Salsicha, Doxie, Dashie, e (especialmente na Alemanha) Teckels, Dachels, ou Dachsels.

Mas sua aparência bonita foi desenvolvida com objetivos muito mais sérios e práticos. Suas pernas curtas lhes permitem escavar e manobrar através de túneis e mesmo lutar texugos e outros animais, enquanto o grande tórax guarda um coração resistente para a luta. Dachshunds são valentes, mas pode ser um pouco teimoso, e ter um espírito independente, especialmente quando caça. 

Em casa, natureza lúdica do Dachshund se sobressai. Ele gosta de estar perto de você e “ajudar” a fazer as coisas como amarrar os sapatos. Por causa de sua inteligência, ele muitas vezes tem suas próprias idéias sobre o quais são as regras quando se trata da hora da diversão e essas regras podem não ser as mesmas que você ou mesmo outras raças de cães conhecem. Dachshunds são conhecidos por serem animados e gostam de perseguir outros pequenos animais, pássaros e brinquedos. A descrição do padrão da raça passa a ideia exata do que se espera de um Dachshund – provavelmente descreve sua personalidade melhor, dizendo que “o Dachshund é inteligente, alegre e corajoso ao ponto da temeridade, perseverante no trabalho seja por cima ou baixo (da terra), com toda a sentidos bem desenvolvidos. Qualquer exibição de timidez é uma falta séria”.

Características

Características

Origem do Dachshund

País: Alemanhã

Expectativa de vida

Altura

Peso

Aparência física

Ao mesmo tempo longilíneo e compacto, o Dachshund possui pescoço longo e seco, encimado pela cabeça fina que vai se estreitando na direção da trufa. O focinho é longo, suficientemente largo e forte, a trufa desenvolvida.

Pelagem

A pelagem pode ser de três tipos diferentes: pelo curto, pelo duro ou pelo longo.

Cor da Pelagem

Unicolor: Vermelho, amarelo avermelhado, amarelo, todos com ou sem pelos pretos entremeados e marrom avermelhado. Bicolor: Preto profundo ou marrom com manchas ferrugem (castanha) ou amarela Arlequim (tigrado manchado, manchado): A cor básica é sempre a cor escura (preto, vermelho, cinza).

Curiosidades

– Por causa de sua aparência quase cômica, Dachshunds têm sido um tema favorito de cartunistas e fabricantes de brinquedos;

– O Dachshund vem em dois tamanhos, três tipos de pelos e uma grande variedade de cores e manchas, o que significa que há um Dachshund para quase todas as pessoas;

– Um Dachshund foi o mascote dos Jogos Olímpicos de Munique em 1972 – O cachorro Waldi foi o primeiro mascote oficial em Olimpíadas;

– No Brasil ele ficaram conhecidos como “Cofap” por causa de uma marca de amortecedores que usam o Dachshund como garoto propaganda;

– Seu apelido de “Salcicha” também veio de uma marcar de salcichas que usava o nome da raça em seus produtos.

Cuidados e Bem-Estar

Dachshunds têm um monte de energia e resistência. Eles gostam de fazer caminhadas ou brincar ao ar livre com outros cães, assim como gostam de caçar e cavar. Eles também são ativos dentro da casa e podem se adaptar bem em pequenas salas de estar, desde que tenham uma quantidade moderada de exercício diário. Duas caminhadas, duas vezes por dia (cerca de 10 minutos cada) é suficiente para o tamanho desse pequeno atleta. Ocasionalmente, quando o tempo for curto, um jogo de busca irá atender a sua necessidade de atividade.

Eles não devem viver ao ar livre. Dachshunds podem machucar as costas pulando do sofá para o chão, o ideal é que tenha uma rampa ou degraus e ensiná-los a usá-los se eles quiserem subir no sofá ou na cama. Quando você levantar um Dachshund, sempre tenha cuidado em apoiar a sua traseira e seu peito.

Receba novidades dos Filhotes

WhatsApp