Pastor Alemão

Esse cão muito inteligente tem aptidão particular para a obediência

CBKC – Grupo 1

Robusto, musculoso, mas flexível e equilibrado. Ele dá a impressão ao mesmo tempo de força e de elegância.

Informações

Informações

O Pastor Alemão é corajoso, inteligente, disciplinado e fiel ao dono. Sempre em alerta, ele o defende furiosamente ao menor sinal de perigo. Sua morfologia de trotador lhe permite grande mobilidade e facilita os esforços prolongados. O Pastor Alemão é dotado de excelente faro, passou a ser mestre na arte do rastreamento, tanto para localizar um bandido ou uma criança perdida, como para descobrir alguns miligramas de drogas no fundo de uma sacola. Sua reputação como cão policial se consolidou indiscutivelmente.

Infelizmente, o Pastor Alemão herdou uma imagem de raça agressiva, apesar de ser tão brilhante no papel pacífico de salvador na montanha. Pode-se, sem nenhum problema, confiar a ele a guarda de todo um rebanho.

O Pastor Alemão deve ser esperto, ter temperamento firme e equilibrado. Ele precisa de um dono capaz de fazê-lo obedecer. De modo geral seu adestramento é fácil. O adestramento vai condicionar todo o comportamento do animal, para o melhor ou para o pior. Assim, após o estágio com um adestrador profissional, o Pastor Alemão pode se tornar uma temível e mesmo perigosa arma de ataque e de defesa que somente o dono poderá controlar. Mas ele pode também se tornar um cão afetuoso com toda a família, doce e paciente com crianças, com as quais se mostra em geral muito protetor.

Tal animal deve ser comprado de um criador, que dará todas as informações necessárias a respeito dos pais e a respeito do temperamento do cão. Em uma ninhada, é recomendado nunca escolher um filhote que pareça mas excitado ou medroso, porque esses traços poderão ser fonte de problemas e dificuldades. Também é necessário que se obtenha informações (laudos) sobre o controle de Displasia Coxofemoral dos pais da ninhada. Esta é uma doença grave que acomete as articulações dos quadris, e é muito frequente nessa raça. O veterinário poderá orientá-lo de maneira adequada antes de adquirir um filhote.

Características

Características

Origem do Pastor Alemão

País: Alemanhã

Expectativa de vida

Altura

Peso

Aparência física

A cabeça cuneiforme, com a testa um pouco protuberante, é iluminada por olhos amendoados, extremamente escuros, com a expressão muito alerta. As orelhas, pontudas, são eretas e implantadas no alto; nos filhotes, elas ficam caídas até o quarto ou sexto mês.

Pelagem

Composta por pelo duplo e uma capa interna. O pelo de cobertura, extremamente cerrado, é reto, áspero e bem assentado.

Cor da Pelagem

Pode ser preta, com marcas marrom-acaju ou marrom-amarelada, chegando até cinza-claro, ou ela é preta ou cinza uniforme, com o cinza sombreado, cor de carvão.

Curiosidades

– O cão tem ainda assumido o papel de herói nacional. Pastores Alemães foram os cães de busca e salvamento rastejando pelas ruínas do World Trade Center após os ataques terroristas no dia 11 de setembro em 2001, à procura de sobreviventes;

– O Pastor Alemão deve parte de sua fama a um pequeno filhote que foi salvo de um canil cravado de balas e bombas na França durante a Primeira Guerra Mundial pelo soldado Lee Duncan. No final da guerra, Duncan trouxe o cachorro de volta à sua cidade natal, Los Angeles, treinou-o, e transformou-o em um dos cães mais famosos no show biz: Rin Tin Tin. Ele apareceu em dezenas de filmes. O sucesso de Rin Tin Tin salvou a Warner Brothers da falência;

– Sua mordida tem uma força de 104 kg, atrás apenas do Rottweiler.

Cuidados e Bem-Estar

Originalmente criados para cuidar de rebanhos durante todo o dia, os Pastores Alemães são cães de ação. Isso significa que ele tem muita energia e precisa gastá-la com exercícios diários.

Se você deixá-lo sozinho por longos períodos sem exercício, espere por problemas.Tédio e inatividade levam a problemas de comportamento –  mastigação, escavação e latidos . O Pastor Alemão precisa desesperadamente exercitar seu corpo (corrida, jogos e brincadeiras) e sua mente (exercícios de treinamento como obediência).

Pastores Alemães gostam de mastigar, e suas mandíbulas poderosas podem destruir a maioria dos materiais. Se pegar a coisa errada eles podem danificar seus dentes ou engolir algo que pode levar a problemas mais sérios, ou até mesmo sufocar.

Receba novidades dos Filhotes

WhatsApp