Poodle

Inteligente e capaz de uma relação estreita.

CBKC – Grupo 9

Harmonioso e elegante, ele é facilmente reconhecível por sua pelagem encaracolada. Tem olhar e andar amigável.

Informações

Informações

Muito afetuoso e sociável, o Poodle é uma das raças mais populares do Brasil e uma das mais requisitadas no mundo, mantendo sua posição de queridinho graças à sua boa natureza. O Poodle é uma raça recomendada tanto para casais, quanto para famílias com crianças.

Com uma lealdade e fidelidade infalível com os seus tutores, o Poodle adora agradá-los, ele se adapta facilmente em todos os ambientes, em particular à vida na cidade. Eles geralmente se dão bem com outros cães, gatos e estranhos. Adora ser o centro das atenções.

Eles têm uma capacidade surpreendente para comportamentos e truques que envolvem o cérebro e agilidade. Seu amor por brincadeiras e sua inteligência abrem um mundo de possibilidades para serem oferecidas para esse cão ativo que adora novos aprendizados. Ele se dá muito bem em esportes caninos, como agility e obediência, assim como aprecia jogos que trabalhem seu intelecto. Apesar do Poodle Toy ser fisicamente mais sensível e precisar de um pouco mais de cuidado na hora da brincadeira, Poodles maiores precisam de bastante exercício para serem felizes e são bem resistentes.

Muito adestráveis e com excelente memória, o que em outros tempos os levaram a trabalhar em picadeiros cincenses, esse cachorro esperto deve ser adestrado com doçura, porém, ainda assim com firmeza, pois toda essa inteligência pode ser traduzida também em teimosia.

Eles normalmente são cães maravilhosos da terapia. Sua natureza empática e alegria ao se envolver com pessoas, torna-os perfeitos para visitar lares de idosos, hospitais e escolas.

A raça Poodle possui uma variedade incrível de cores (branco, preto, marrom, cinza, abricó e fulvo avermelhado) e tamanhos (grandes, médios, anão e toy), sem dúvida fazendo dela uma das mais diversas no mundo canino.

Características

Características

Origem do Poodle

País: França

Expectativa de vida

Altura

Peso

Aparência física

O Poodle ostenta orgulhosamente a cabeça com o crânio oval e um tanto convexo. O stop é muito pouco marcado, ao contrário do sulco entre os olhos. As faces, não salientes, modelam-se em cima dos ossos.

Pelagem

Poodle de pelo cacheado: Pelo abundante de textura fina, lanoso, bem ondulado,  elástico e resistente à pressão da mão. Espesso, farto, de comprimento uniforme, formando cachos iguais.

Cor da Pelagem

Pelo Unicolor: preto, branco, marrom, cinza e abricó e fulvo avermelhado. Marrom: Deve ser sólido,  bem  escuro,  uniforme  e vivo. O bege e seus tons derivados mais claros não são admitidos.

Curiosidades

– O Poodle Grande é o mais antigo de todas as variações;

– O Poodle Toy foi desenvolvido no século 18 na Inglaterra;

– Ele está em segundo lugar, apenas atrás do Border Collie, na lista desenvolvida por Stanley Coren, que categoriza raças caninas por inteligência;

– A imagem tradicional do Poodle, com o pelo encaracolado ou cacheado, é a primeira que vem a mente quando pensamos neles. O que poucos sabem é que o Poodle também pode ter o pelo encordoado, similar com os cães da raça Komondor e Puli, Assim como em seus companheiros caninos húngaros, a pelagem encordoada no Poodle se desenvolve naturalmente com o tempo e para mantê-la, o tutor precisa ter uma boa dose de tempo e paciência.

Cuidados e Bem-Estar

A tosa é um ponto essencial para os tutores de Poodles. A pelagem leve e encaracolada que funcionava bem quando o Poodle passava a maior parte de seu tempo na água caçando, precisa ser cortada regularmente, normalmente a cada 6 a 8 semanas, dependendo das preferências de tutor. Ela forma nós facilmente e requer escovação regular e diária em casa. Se deixada sem ser aparada, a pelagem vai enrolar naturalmente em cordas, em estilo dreadlock.

O cuidado com a saúde bucal é importante, particularmente para Toys e Poodles Médios e Anões. Escove os dentes todos os dias com creme dental especial para cães e aprovados por médicos veterinários.

Apare as unhas conforme necessário, geralmente a cada uma ou duas semanas.

Receba novidades dos Filhotes

WhatsApp