Pug

Afetuoso e brincalhão.

CBKC – Grupo 9

Cão compacto e bem proporcionado. Sinal particular: A expressão única e charmosa de seus olhos globulosos.

Informações

Informações

Pug é sensível e terno, de estatura pequena, olhos expressivos, cabeça redonda, forma que se inscreve perfeitamente em um quadrado e cauda enrolada, é bonito à sua própria maneira .

Com expressão séria e adornada com muitas ruguinhas, o Pug encanta por onde passa e faz amigos com facilidade, seja com crianças, outros cães ou gatos.

O que realmente faz um Pug feliz é fazer parte da família. Ele é particularmente apegado aos seus humanos, que o recebem de braços abertos, com todas as suas particularidades, como os famosos barulhinhos quando respira (que alguns tutores apaixonados defendem serem tão calmantes quanto um ronronar) ou os ronquinhos bem ruidosos quando está dormindo. Os barulhos mencionados acontecem porque um Pug é um cão braquicefálico, em outras palavras, com o focinho achatado.

Sua personalidade calma, boa natureza e geral humor estável são realmente os pontos que o fizeram um querido companheiro por tantas centenas de anos, desde os tempos que ele foi criado para ser um um cão de companhia para a nobreza chinesa. O amor, lealdade e devoção à sua família continuam firmes e fortes até hoje, e não é incomum ver um Pug seguindo seus tutores de um quarto para o outro, como uma verdadeira sombra. Por causa dessa ligação, tutores devem trabalhar para que não desenvolvam ansiedade de separação nos momentos que ficarem sozinhos.

O Pug não é um cão esportista, mesmo, não precisa gastar tanta energia, e por não precisar de muito espaço, acostuma-se muito bem à vida em apartamentos. Uma boa brincadeira ou passeio no quarteirão são suficientes para ele, sempre mantendo atenção ao calor. É imporante separar um tempo especial para ele todos os dias dedicado a prática de exercícios leves físicos, lembrando que ele tem tendência a engordar. Por ser esperto, exercícios mentais são essenciais para mantê-lo inspirado.

Um cão compacto, musculoso, um pouco maior que a média e menos vulnerável quando o assunto são cães toy, eles aguentam até uma brincadeira mais intensa com crianças, portanto que a interação seja sempre monitorada.

Nos diversos cruzamentos que a raça foi submetida, infelizmente muitos criadores focaram mais em acentuar determinados traços físicos do que na sua saúde. Por isso, esse pequeno cão possui uma série de restrições físicas, principalmente quando o assunto é respiração e a sua intolerância ao calor. Se não vive em um local frio, deve ter sempre acesso a um ar condicionado no verão e não pode de maneira alguma viver sem ser dentro de casa.

Características

Características

Origem do Pug

País: Pug

Expectativa de vida

Altura

Peso

Aparência física

Decididamente quadrado e robusto, ele é um cão compacto e atarracado. Cabeça relativamente larga e proporcional ao corpo, redonda, não em forma de maçã. Crânio sem sulcos. Rugas na testa claramente definidas, mas sem exagero.

Pelagem

Fino, liso, macio, curto e brilhante, nem áspero, nem lanoso.

Cor da Pelagem

Prata, abricó, fulvo ou preto. Cada uma claramente definida para fazer um completo contraste entre as cores, o traço (uma linha preta que se estende do occipital
até a cauda) e a máscara. Marcas claramente definidas.

Curiosidades

– Dentre os admiradores famosos na História, o Pug conta com o Rei Louis XIV; Josephine, imperatriz de Napoleão; Rainha Victoria; O Duque e Duquesa de Windsor;

– A esposa de Napoleão Bonaparte, Josephine, teve um Pug chamado “Fortune”. Na noite em que eles se casaram, Josephine se recusou a dormir em sua cama até que o seu Pug fosse autorizado a dormir com eles. Fortune foi usado para enviar mensagens secretas a Napoleão, quando sua tutora foi parar na prisão. As mensagens secretas eram colocados sob a coleira do cão e entregues ao seu marido;

– Os cães da raça Pug da rainha Victoria se chamavam Minka, Vênus, Fátima, Olga, Pedro, entre outros;

Cuidados e Bem-Estar

Cuidar da pelagem de um Pug é fácil. Escove sua pelagem dupla com uma escova suave para remover os pelos mortos. Pode ter certeza que desse ritual de escovação, muito pelo vai sair. Eles soltam durante todo o ano, e isso é algo que todo tutor de Pug deve se acostumar.

As rugas faciais do Pug, especialmente perto do nariz, devem ser limpas frequentemente. Cada Pug é um indivíduo, de modo que você pode ter que limpá-los diariamente ou semanalmente. Limpar com uma esponja umedecida com produtos aprovados por veterinários para manter a área livre de infecções.

Banhe o Pug, conforme necessário. Com os shampoos especialmente para cães, você pode banhar seu cão no máximo uma vez por semana.

Receba novidades dos Filhotes

WhatsApp