Schnauzer Miniatura

Muito popular e brincalhão

CBKC – Grupo 12

O Schnauzer Miniatura merece seu lugar como um dos terriers domésticos mais populares. Ele é brincalhão, curioso, alerta, corajoso e sociável.

Informações

Informações

O menor e mais popular dos schnauzers, o Schnauzer Miniatura foi desenvolvido no final do século de 1800 para ser um pequeno cão de fazendas e caçador de ratos na Alemanha. Na verdade, o Schnauzer Miniatura é o único terrier que não se originou nas Ilhas Britânicas. Ele deriva do cruzamento do Schnauzer Standard com o Affenpinscher (e possivelmente o poodle).

Todos os schnauzers ganharam esse nome por causa de um cachorro chamado Schnauzer, que foi exibido em 1879. Um nome apropriado, já que schnauzer quer dizer “barba curta”. O Schnauzer Miniatura foi apresentado como uma raça separada do Schnauzer Standard em 1899 na Alemanha, embora apenas em 1933 o AKC tenha dividido o standard e o miniatura em raças separadas.

O miniatura é o único schnauzer a permanecer no grupo terrier na América. Na Inglaterra ele compartilha o grupo dos utilitários com outros schnauzers. O Schnauzer Miniatura chegou à América bem depois dos seus colegas standard e gigante, mas nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial ele os ultrapassou em popularidade e acabou se tornando a terceira raça mais popular da América, por um tempo.

Ele continua a ser um eterno favorito, um cão de estimação com jeito inteligente e sempre alerta e um cão de exposição muito competitivo.

Características

Características

Origem do Schnauzer Miniatura

País: Alemanhã

Expectativa de vida

Altura

Peso

Aparência física

A aparência de um cachorro Schnauzer é bem peculiar, pois o corpo apresenta um formato quadrado, de forma física musculosa e robusta, assim como pelagem dura, arrepiada e de tamanho médio.

Pelagem

Pode-se dizer que há mais de um tipo de pelagem nos Schnauzers. A que tem origem na criação alemã, menos comum no Brasil, é rala, áspera ao toque e não muito longa nas saias, barba e sobrancelhas, o que a torna mais simples de tratar, pois embaraça pouco e quase dispensa escovações.

Cor da Pelagem

Geralmente preto, branco, Sal e pimenta e preto e prata.

Curiosidades

– Seu corpo é bastante quadrado e muito robusto;

– Seus olhos são escuros e ovais;

– Suas orelhas têm a forma de um “V”;

– Trata-se de um animal muito amigável, fácil para dividir o lar com crianças, idosos e outros animais que existam na casa;

– Por terem um corpo muito musculoso, precisam de algumas caminhadas por dia, bem como um bom treinamento mental, com a finalidade de gastar a energia que sobra, que no seu caso é muita.

Cuidados e Bem-Estar

Cuidar de um Schnauzer Miniatura não é uma tarefa difícil. É um cão limpo e quase sem cheiro, mas a escovagem regular é necessária. Os pelos das pernas, barba e ao redor dos olhos são longos e fáceis de embaraçar. Para evitar o embaraçamento deve escovar o animal com frequência. O que, além de deixar o cão com uma óptima aparência, elimina a poeira e os pêlos mortos, estimulando ainda a circulação sanguínea. Nunca dê banho ao cão se ele estiver indisposto ou com febre. Os Schnauzers, normalmente, gostam de água e de tomar banho, o que é bom, porque ele é indispensável para a sua higiene e limpeza.

Schnauzer Miniatura

Receba novidades dos Filhotes

WhatsApp