ShihTzu

Alegre e carinhoso.

CBKC – Grupo 9

Pequeno cão de pelagem abundante. Sua barba e sua cabeleira fazem lembrar a figura de um velho sábio.

Informações

Informações

Indiscutivelmente, o ShihTzu chama a atenção com sua presença, porte altivo e pelagem suntuosa. Não tem como não notar e não se apaixonar por seu focinho achatado e curto, olhos escuros e amendoados e personalidade amiga e fiel.

Esse companheiro por excelência, que um dia foi animal de estimação de imperadores chineses, ama ser o centro das atenções e ser mimado. Muito gentil, alegre e divertido, o ShihTzu é sem dúvida uma das raças caninas mais doces e é recomendada para uma gama de tutores, sejam eles iniciantes, famílias com filhos ou solteiros.

Ele não é um cão de caça, não é um cão de guarda, e não espere que ele vá ser um exímio esportista ou atleta. Esse pequeno cão tem um propósito muito nobre: aproveitar a vida, ser amado e retribuir esse sentimento, sempre pronto para receber carinho. Definitivamente ele é um perfeito cão de interior e de colo.

O que quer que você faça, ele estará lá do seu lado, pronto para qualquer situação, mesmo as mais mundanas. Se você tiver cansado, ele vai tirar um cochilo com você; se estiver limpando o jardim, ele estará observando toda a ação. Apesar de apresentar uma certa independência de caráter, para ele, o importante é estar junto e participando. Com todo esse apego, é de se imaginar que ele não suporte estar sozinho, por isso, é necessário auxiliá-lo para que não desenvolva ansiedade de separação.

O cuidado com sua pelagem é diário e é imperativo que os tutores separem um tempo para mantê-lo saudável e brilhoso.

Eles têm a tendência de gostar de outros cães e crianças, e podem ser ótimos cães de terapia. A convivência com gatos depende da preferência de cada indivíduo, muito mais do que traços da raça.

Eles irão latir para avisar sobre estranhos que estão na porta, porém, por serem abertos e confiantes, não demora muito para que eles se abram.

São cães inteligentes, que adoram aprender e se dão bem em aulas de obediência. Às vezes, eles podem demorar a pegar um pouco o ritmo do treinamento, levando de 40 à 50 repetições para entender um comando. Por isso é essencial que haja um treinamento consistente e com paciência. Eles podem ser um pouco teimosos, porém essa não é uma marca da raça.

Características

Características

Origem do Shih-Tsu

País: Tibete

Expectativa de vida

Altura

Peso

Aparência física

O Shih Tzu tem cabeça larga e arredondada, toda descabelada, com pelos sobre os olhos, formando barba. Em cima do nariz, o pelo cresce par ao alto. O focinho é quadrado, curto e de boa largura. A trufa é preta ou marrom-escura.

Pelagem

Revestimento exterior longo, denso, não encaracolado, com moderado subpelo, não lanoso. Ligeira ondulação é permitida.

Cor da Pelagem

Todas as cores são permitidas; uma listra branca na testa e branco na ponta da cauda são altamente desejados nos particolores.

Curiosidades

– A menor raça de origem tibetana é o Shih Tzu;

– O nome Shih Tzu foi dado na China e significa “pequeno leão”;

– Eles também receberam o nome de Chrysanthemum canino, pois o pelo no rosto cresce em todas as direções, como as pétalas da flor;

– De acordo com a lenda, os Shih Tzus dormiam na cama, nos pés de nobres chineses para aquecê-los;

– Shih Tzu era a raça oficial da dinastia Ming – Shih Tzus foram populares na China durante séculos, mas especialmente durante a dinastia Ming;

– Depois da invasão inglesa na China, apenas 7 fêmes e 7 machos da raça continuaram vivos. Ou seja, todos os Shih Tzus modernos descendem desses 14 cães.

Cuidados e Bem-Estar

A longa pelagem do Shih Tzu exige cuidados diariamente, e é preciso que o tutor faça um compromisso com a escovação. Muito por causa disso, a tosa clássica e longa é mais vista em cães que participam de show caninos, e em pets é mais fácil encontrá-los com tosa filhote.

A frequência de escovação em um Shih Tzu depende muito da textura da pelagem em particular. Alguns exigem cuidados diários, e alguns precisam apenas uma vez por semana. Uma pelagem mais macia fica emaranhada mais rapidamente – ainda mais se ele é grossa. Pelo sujo também irá ficar emaranhado mais rápido.

Banhe seu Shih Tzu no máximo 1 vez por semana, e não se esqueça de pentear toda a pelagem antes, pois os nós podem ficar mais apertados quando molhados.

Receba novidades dos Filhotes

WhatsApp