Cuidados com o filhote

Parabéns!!!

Parabéns!!!

A Snow Dog® junta-se a você nesse momento especial para dar Boas-Vindas ao novo integrante de sua família, desejamos que o seu cãozinho possa te trazer muitos anos de alegria, amor, carinho e companheirismo e esperamos que você e seu cãozinho vivam momentos inesquecíveis!

Para firmar nosso compromisso com você e a saúde do seu filhote, a Snow Dog® oferece um Plano de Saúde Veterinário Especial Gratuito pelo período do Quadro Vacinal*. Conheça mais!

Este Guia de Cuidados do Filhote foi elaborado pela nossa equipe de médicos veterinários e técnicos especialmente para você, que acaba de receber um novo membro na família.

Mas lembre-se: este é apenas um guia inicial. As primeiras consultas com o Médico Veterinário são fundamentais, bem com os check-ups regulares.

Primeiros Passos

Primeiros Passos

A partir de agora, que você escolheu um animal de companhia, passa a condição de Tutor, sendo responsável em zelar pela sua saúde e bem-estar, pela segurança, integridade física e psicológica do seu cãozinho.

Oferecer abrigo adequado, atendimento veterinário e alimentação adequada, capaz de promover desenvolvimento pleno e uma vida mais feliz.

Além, é claro, de muito amor ao longo de toda a vida! E nunca, jamais, o abandone!

Mudar para uma casa nova é uma experiência desafiadora para o cãozinho. É possível que o filhote estranhe seu novo lar nos primeiros dias.

Por isso, é importante ser compreensivo, paciente, carinhoso e atencioso com ele durante o período de transição, de forma a facilitar sua adaptação.

Acomode-o em um lugar calmo e deixe-o explorar o restante de sua nova casa gradativamente com o passar dos dias.

Necessidades Básicas

Necessidades Básicas

Os filhotes alternam períodos curtos de relativa atividade com longos períodos de sono. Muitas horas para dormir, sem ser perturbado.

Água filtrada e fresca à vontade.

Refeições regulares e frequentes com a ração especificada e na quantidade orientada, no mesmo lugar e no mesmo horário todos os dias.

Isso ajudará a estabelecer uma rotina que garantirá que as necessidades do filhote sejam supridas.

Identificação

Identificação

Mantenha seu cão constantemente identificado com coleira e placa de identificação (nome do animal e telefone para contato).

Todos os filhotes Snow Dog® são devidamente microchipados, forma moderna de identificar o animal de estimação de um modo eficaz e seguro. O microchip é um micro-circuito eletrônico, de tamanho aproximado a um grão de arroz, sendo assim possível implantá-lo sob a pele. O microchip para animais contém um código exclusivo e inalterável que transmite informações específicas. Para viagens Internacionais, o microchip é obrigatório.

O microchip não localiza o cão, como um sistema de GPS, somente serve de identificação se alguém encontrar o animal e dispor de um meio de usar o leitor no animal.

Saúde

Saúde

O médico veterinário é o profissional que está apto para proceder uma avaliação clínica completa do pet. Fazer recomendações e sanar todas as suas dúvidas.

Nunca medique seu filhote por conta própria. Para auxiliar no diagnóstico de eventuais problemas é fundamental que você observe algumas alterações para relatar ao médico veterinário.

Fique sempre atento a:

-Apetite;
-Fezes (frequência, consistência e aspecto: ressecado, firme, pastoso, líquido, com sangue, com muco);
-Ocorrência de vômitos (frequência, conteúdo e coloração);
-Ocorrência de tosses, espirros, secreção nasal e ocular;
-Presença de coceira e vermelhidão na pele e ouvidos;
-Urina (frequência, cor e odor);
-Hábitos inapropriados (comer fezes, terra, plantas)

Se o filhote apresentar algum dos sintomas acima, ou em caso de emergência, procure imediatamente uma de nossas Unidades.

Ambiente Adequado

Ambiente Adequado

É importante que o filhote tenha um local só dele, onde se sinta seguro e confortável. Essa área deve ser sombreada, bem ventilada, mas sem friagem, e longe de ruídos para possibilitar um sono tranquilo.

Disponibilize uma cama limpa, seca e quente. O espaço destinado ao animal deve ser suficiente para uma distribuição adequada entre os locais de dormir, comer e brincar. Forneça água filtrada, fresca e em abundância.

Outro ponto importante da adaptação do filhote ao novo lar é a escolha do local onde ele poderá fazer suas necessidades. O primeiro passo é escolher o local e forrá-lo com jornal ou tapete higiênico.

O espaço deve permitir que o animal faça suas necessidades fisiológicas a uma certa distância do local de sua alimentação. Leve o filhote sempre que estiver inquieto e andando em círculos, também em momentos mais propícios como ao acordar, antes de dormir e após refeições.

Nunca bata ou esfregue seu focinho quando utilizar locais inapropriados para fazer suas necessidades. Quando novo, ele não consegue entender o recado e essa atitude apenas fará que ele tenha medo do próprio dono. Apenas corrija-o verbalmente.

Integração com a Família

Integração com a Família

Recomendamos que todo o processo de integração com os animais da casa seja feito aos poucos e sob supervisão, evitando assim acidentes que podem ser fatais para o filhote. A integração pode demorar a acontecer, por isso exige paciência e dedicação.

Prepare as crianças para a chegada do novo cãozinho ensinando-as a respeitá-lo como um ser vivo que tem necessidades básicas semelhantes às delas. Não permita que brinquem em excesso com ele e o tratem como brinquedo. O filhote necessita de momentos de tranquilidade para comer, descansar e dormir, assim como um bebê humano. Oriente para não puxarem a orelha, o rabo ou fazerem brincadeiras brutas com o cãozinho. Isso pode assustá-lo e provocar dor. Para envolver as crianças com o filhote, pode ser interessante atribuir uma responsabilidade a elas ou fazê-las participar da rotina de cuidados, como colocar água ou comida, arrumar a cama ou guardar os brinquedos.

Para famílias que já existe outro cão como integrante, para que o cão mais velho aceite o novo companheiro, é fundamental que a hierarquia entre eles seja respeitada, assim, o cão mais velho tenderá a ser o líder da matilha, com direito a tratamento especial pelos donos. O cão líder (mais velho) deve ser cumprimentado primeiro quando você chegar em casa, e na hora da comida, forneça primeiro para o líder e só depois para o filhote. Redobre o carinho e a atenção com o animal residente gerando uma associação positiva com a chegada do novo integrante.

Cuidados Básicos

Cuidados Básicos

O Esquema Vacinal é de suma importância, portanto tutor, é de sua responsabilidade o complemento do Quadro Vacinal de seu cão. Nas datas previstas, procure a avaliação criteriosa de um Médico Veterinário. Saiba mais sobre o Convênio Snow Vet®.

Não leve seu filhote para passear em parques, praia, praça ou evite encontrar-se com outros cães até que ele tenha recebido todo o esquema de vacinação inicial.

Tome cuidados com sujeiras oriundas da rua, sapatos sujos e mãos não higienizadas, podem transmitir doenças, carrapatos, pulgas ou ingerir ovos de vermes do solo.

Todo filhote gosta de investigar o ambiente, portanto, não deixar objetos pequenos (clipe, grampos, elásticos, etc) pelo chão, pois ele poderá ingerir e necessitar de uma intervenção cirúrgica.

Seu filhote se alimenta de ração Super Premium, e sem orientação médica, nenhum outro alimento poderá ser ingerido. A apresentação súbita de um alimento complementar novo poderá acarretar em alguns distúrbios digestivos. Procure disponibilizar no mínimo 03 refeições diárias, de preferência no mesmo lugar e no mesmo horário todos os dias. Siga as quantidades recomendadas pelo fabricante ou orientação médico veterinária.

Água filtrada, fresca e abundante.

Siga as orientações veterinárias, informadas durante o Atestado de Saúde.

Vermifugação

Vermifugação

A vermifugação é fundamental para a boa saúde e deve ser iniciada antes da vacinação. O médico veterinário irá prescrever o produto ideal e o esquema de vermifugação mais adequado a cada caso.

Prevenção de pulgas e carrapatos Consulte o médico veterinário. Ele irá orientar sobre o melhor produto e a frequência correta de utilização. Não aplique nada por conta própria para não correr risco de intoxicar o filhote.

Vacinação

Vacinação

Os Canil Snow Dog® rege em Protocolo Internacional (WSAWA), utilizando vacinas importadas e específicas, garantindo proteção contra as principais infec-contagiosas.

Estas vacinas permitem que se alcance, com maior rapidez, uma proteção em animais jovens, na maior brevidade a total proteção dos cachorros, possibilitando a socialização precoce dos mesmos.

O protocolo ideal a cada caso ficará a critério do médico veterinário.

Higiene e Limpeza

Higiene e Limpeza

Banhos só são recomendados após ter sido completado o ciclo de vacinas ou em estabelecimentos especializados em filhotes, como o Centro de Estética Canina Snow Dog®.

Caso o filhote esteja com cheiro forte, podem ser usados lenços umedecidos próprios para cães ou mesmo os de bebês, assim como produtos conhecidos como BANHO SECO, encontrados em nossas Lojas.

Para cães com pelo longo, escovações frequentes são bastante eficazes.

Castração

Castração

Peça orientação ao médico veterinário sobre a importância e o momento certo para realizar a castração. Este é um procedimento capaz de prevenir doenças tanto nos machos quanto nas fêmeas, e ainda auxilia na prevenção de eventuais crias indesejadas.

Com os devidos cuidados e muito carinho, você terá anos de muita alegria e satisfação ao lado do seu companheiro!

Receba novidades dos Filhotes