DachshundCBKC – Grupo 4
Amigável por natureza, não é nervoso, nem agressivo, equilibrado.
Ele é um cão de caça apaixonado, perseverante, rápido na caça e de excelente faro.
Na França, os Dachshund (ou Teckels) são sobretudo apreciados como cão de companhia, enquanto na Alemanhã e Grâ-Bratanha eles mantiveram sua vocação de caçadores apaixonados, de faro sutil, muito corajosos, perseverantes e robustos. Nesses países eles caçam raposas, a lontra e o texugo (a expressão alemã Dachshund significa justamente “cão de texugo”).
Filhotes de Dachshund em Curitiba
Cães de escavação por excelência, eles são ainda bons cães de pista de sangue. São particularmente vocacionados à procura de animais feridos. O Teckel é um cão intuitivo, que obedecerá se for adestrado com inteligência e rigor, pois seu gênio é forte.
O mais afetuoso dos Dachshund é o de pelo longo; o mais temperamental é o de pelo curto; o mais esportivo deles é o de pelo duro. Afetuosos, possessivos e inteligentes. Não importa o seu tamanho, Dachshunds são uma aquisição maravilhosa para toda a família, é por isso que eles estão quase no topo da lista como cães mais populares desde os anos 1950. Sua linda aparência e disposição vívida têm inspirado muitos apelidos carinhosos para a raça, incluindo Cachorro Quente, Cão Salsicha, Doxie, Dashie, e (especialmente na Alemanha) Teckels, Dachels, ou Dachsels.
Mas sua aparência bonita foi desenvolvida com objetivos muito mais sérios e práticos. Suas pernas curtas lhes permitem escavar e manobrar através de túneis e mesmo lutar texugos e outros animais, enquanto o grande tórax guarda um coração resistente para a luta. Dachshunds são valentes, mas pode ser um pouco teimoso, e ter um espírito independente, especialmente quando caça.
Em casa, natureza lúdica do Dachshund se sobressai. Ele gosta de estar perto de você e “ajudar” a fazer as coisas como amarrar os sapatos. Por causa de sua inteligência, ele muitas vezes tem suas próprias idéias sobre o quais são as regras quando se trata da hora da diversão e essas regras podem não ser as mesmas que você ou mesmo outras raças de cães conhecem. Dachshunds são conhecidos por serem animados e gostam de perseguir outros pequenos animais, pássaros e brinquedos. A descrição do padrão da raça passa a ideia exata do que se espera de um Dachshund – provavelmente descreve sua personalidade melhor, dizendo que “o Dachshund é inteligente, alegre e corajoso ao ponto da temeridade, perseverante no trabalho seja por cima ou baixo (da terra), com toda a sentidos bem desenvolvidos. Qualquer exibição de timidez é uma falta séria”.
Características
Outras Características
Ao mesmo tempo longilíneo e compacto, o Dachshund possui pescoço longo e seco, encimado pela cabeça fina que vai se estreitando na direção da trufa. O focinho é longo, suficientemente largo e forte, a trufa desenvolvida.
A pelagem pode ser de três tipos diferentes: pelo curto, pelo duro ou pelo longo.
Cor da Pelagem
Unicolor: Vermelho, amarelo avermelhado, amarelo, todos com ou sem pelos pretos entremeados e marrom avermelhado. Bicolor: Preto profundo ou marrom com manchas ferrugem (castanha) ou amarela Arlequim (tigrado manchado, manchado): A cor básica é sempre a cor escura (preto, vermelho, cinza).
- Por causa de sua aparência quase cômica, Dachshunds têm sido um tema favorito de cartunistas e fabricantes de brinquedos;
- O Dachshund vem em dois tamanhos, três tipos de pelos e uma grande variedade de cores e manchas, o que significa que há um Dachshund para quase todas as pessoas;
- Um Dachshund foi o mascote dos Jogos Olímpicos de Munique em 1972 – O cachorro Waldi foi o primeiro mascote oficial em Olimpíadas;
- No Brasil ele ficaram conhecidos como “Cofap” por causa de uma marca de amortecedores que usam o Dachshund como garoto propaganda;
- Seu apelido de “Salcicha” também veio de uma marcar de salcichas que usava o nome da raça em seus produtos.
Dachshunds têm um monte de energia e resistência. Eles gostam de fazer caminhadas ou brincar ao ar livre com outros cães, assim como gostam de caçar e cavar. Eles também são ativos dentro da casa e podem se adaptar bem em pequenas salas de estar, desde que tenham uma quantidade moderada de exercício diário. Duas caminhadas, duas vezes por dia (cerca de 10 minutos cada) é suficiente para o tamanho desse pequeno atleta. Ocasionalmente, quando o tempo for curto, um jogo de busca irá atender a sua necessidade de atividade.
Eles não devem viver ao ar livre. Dachshunds podem machucar as costas pulando do sofá para o chão, o ideal é que tenha uma rampa ou degraus e ensiná-los a usá-los se eles quiserem subir no sofá ou na cama. Quando você levantar um Dachshund, sempre tenha cuidado em apoiar a sua traseira e seu peito.