Schnauzer MiniaturaCBKC – Grupo 12
Muito popular e brincalhão. O Schnauzer Miniatura é um dos terriers domésticos mais populares. Ele é brincalhão, curioso, alerta, corajoso e sociável.
O menor e mais popular dos schnauzers, o Schnauzer Miniatura foi desenvolvido no final do século de 1800 para ser um pequeno cão de fazendas e caçador de ratos na Alemanha. Na verdade, o Schnauzer Miniatura é o único terrier que não se originou nas Ilhas Britânicas. Ele deriva do cruzamento do Schnauzer Standard com o Affenpinscher (e possivelmente o poodle).
Filhotes de Schnauzer Miniatura em Curitiba
Todos os schnauzers ganharam esse nome por causa de um cachorro chamado Schnauzer, que foi exibido em 1879. Um nome apropriado, já que schnauzer quer dizer “barba curta”. O Schnauzer Miniatura foi apresentado como uma raça separada do Schnauzer Standard em 1899 na Alemanha, embora apenas em 1933 o AKC tenha dividido o standard e o miniatura em raças separadas.
O miniatura é o único schnauzer a permanecer no grupo terrier na América. Na Inglaterra ele compartilha o grupo dos utilitários com outros schnauzers. O Schnauzer Miniatura chegou à América bem depois dos seus colegas standard e gigante, mas nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial ele os ultrapassou em popularidade e acabou se tornando a terceira raça mais popular da América, por um tempo.
Ele continua a ser um eterno favorito, um cão de estimação com jeito inteligente e sempre alerta e um cão de exposição muito competitivo.
Características
Outras Características
A aparência de um cachorro Schnauzer é bem peculiar, pois o corpo apresenta um formato quadrado, de forma física musculosa e robusta, assim como pelagem dura, arrepiada e de tamanho médio.
Pode-se dizer que há mais de um tipo de pelagem nos Schnauzers. A que tem origem na criação alemã, menos comum no Brasil, é rala, áspera ao toque e não muito longa nas saias, barba e sobrancelhas, o que a torna mais simples de tratar, pois embaraça pouco e quase dispensa escovações.
Cor da Pelagem
Geralmente preto, branco, Sal e pimenta e preto e prata.
- Seu corpo é bastante quadrado e muito robusto;
- Seus olhos são escuros e ovais;
- Suas orelhas têm a forma de um “V”;
- Trata-se de um animal muito amigável, fácil para dividir o lar com crianças, idosos e outros animais que existam na casa;
- Por terem um corpo muito musculoso, precisam de algumas caminhadas por dia, bem como um bom treinamento mental, com a finalidade de gastar a energia que sobra, que no seu caso é muita.
Cuidar de um Schnauzer Miniatura não é uma tarefa difícil. É um cão limpo e quase sem cheiro, mas a escovagem regular é necessária. Os pelos das pernas, barba e ao redor dos olhos são longos e fáceis de embaraçar. Para evitar o embaraçamento deve escovar o animal com frequência. O que, além de deixar o cão com uma óptima aparência, elimina a poeira e os pêlos mortos, estimulando ainda a circulação sanguínea. Nunca dê banho ao cão se ele estiver indisposto ou com febre. Os Schnauzers, normalmente, gostam de água e de tomar banho, o que é bom, porque ele é indispensável para a sua higiene e limpeza.