Lhasa ApsoCBKC – Grupo 9
Alegre, seguro de si, alerta, estável e indiferente com estranhos.
A personalidade do filhote de Lhasa Apso é uma mistura especial e interessante. Porem ele é um cão feliz, sagaz e brincalhão; ele também é independente e feroz. Ele leva o cargo de guardar sua casa e família a sério; ele também leva um longo tempo para crescer e mesmo assim ele permanece um tanto filhote até a velhice.
Alegre, vivo e cheio de segurança, esse companheiro charmoso é muito sensível e discreto. Primeiro de Tudo ele tem orelhas muito finas e dá o alarme por meio de seus latidos agudos. Seguro de si e estável, ele se mostra, todavia, desconfiado com estranhos.
Filhotes de Lhasa Apso em Curitiba
Alegre, vivo e cheio de segurança, esse companheiro charmoso é muito sensível e discreto. Primeiro de Tudo ele tem orelhas muito finas e dá o alarme por meio de seus latidos agudos. Seguro de si e estável, ele se mostra, todavia, desconfiado com estranhos.
Acima de tudo esse cão de forte personalidade só pode se desenvolver com o contato estreito com os humanos. Em geral, ele se apega a uma só pessoa e ignora as demais. Inteligente e muito intuitivo, o Lhasa Apso deve ser adestrado com doçura. Prefere viver calmamente.
Alem disso o Lhasa pode ser pequeno, mas ele não é nem um pouco frágil. Ele é resistente e forte, e vai fazer amigos, mas só quando ele tiver certeza que o indivíduo não representa uma ameaça. Ele é um excelente cão de guarda.
Porque o Lhasa Apso pensa que é um cão de grande porte?
Produzido por centenas de anos para ser um cão de guarda real, o Lhasa moderno encara a vida da mesma maneira como seus antepassados fizeram: ele é um guardião leal da casa e da família.
Consequentemente a natureza protetora do Lhasa pode surpreender aqueles que não estão familiarizados com ele, já que sua aparência “delicada”, por ser pequeno e de pelagem longa pode enganar a muitas pessoas.
Provavelmente ele não parece feroz. Mas quando se trata de proteger o seu próprio território, o Lhasa é feroz, mas nunca excessivamente agressivo.
Assim ele é naturalmente desconfiado com estranhos – uma característica excelente para um guarda do palácio – e ele leva seu trabalho a sério como protetor.
Provavelmente você está considerando se tornar um tutor de um Lhasa – e muitos acham sua aparência irresistível – você deve considerar a natureza protetora desta raça iniciando sua socialização e treinamento precocemente.
Porque ambos são absolutamente críticos para o sucesso de um Lhasa como um membro da família, de modo que ele pode direcionar corretamente a sua tendência natural.
Alem disso o tempo investido em treiná-lo, no entanto, vale o esforço em termos de lealdade, alegria e companheirismo que será de longa duração.
Acima de tudo o Lhasa gosta de fazer as coisas a seu modo, o que significa que seu objetivo na vida não é necessariamente agradá-lo. Nisto ele difere de outras raças como o obediente Labrador Retriever.
Enquanto o Lhasa pode ser treinado com sucesso, ele nem sempre é o cão mais obediente da classe. Mas aqueles que conhecem e amam o Lhasa vão elogiar sua inteligência e capacidade única de raciocínio.
Características
Outras Características
O Lhasa Apso tem cabeça pesada, guarnecida por uma abundante pelagem, que cai sobre os olhos e forma uma barbicha e um bigode. As orelhas são pendentes e franjadas e os olhos, escuros. O pescoço, forte, é ornamentado por colar mais pronunciado nos machos do que nas fêmeas.
Pelagem externa longa, reta, pesada, áspera. Nem lanosa, nem sedosa. Subpelo moderado.
Cor da Pelagem
Dourado, areia, mel, cinza escuro, ardósia, de fumaça, particolor, preto, branco ou amarronzado.
- O Lhasa Apso é tido com um cão sagrado pelos tibetanos. Acreditava-se que, após a morte de seu tutor, o espírito dele entraria no cão;
- Eles são chamados “Apso Seng Kye” no Tibete, que significa em sua forma literal “Cão leão latido sentinela”. Ele deveria latir para avisar se algo estranho acontecesse, teria aparência de leão e ficaria de sentinela;
- A raça é bem antiga e originalmente vivia no topo dos Himalaias. Por séculos, os cães existiam apenas no Tibete, onde nobres e religiosos o mantinham;
- O Lhasa é mais longo do que alto e seu peso geralmente fica abaixo dos 9 quilos.
O Lhasa fica muito contente com passeios de pequena duração pelo menos duas vezes ao dia.
Ele não é um cão de alta energia, e ele não tende a loucura quando está confinado dentro de casa em um dia chuvoso.
Ele fica feliz em sentar no seu colo, andar pela casa, brincar com seus brinquedos e alertar sobre os transeuntes.
O pelo do Lhasa é algo esplêndido: longo, grosso, e bonito. É uma tarefa árdua manter em bom estado.
Pentear e escovar diariamente são cuidados necessários para mantê-lo livre de emaranhados e nós. Banhos frequentes também são necessários (a cada duas a quatro semanas), para manter o Lhasa cheiroso.