Qual a Importância do Vermífugo e vacinas para cachorro filhote

Qual a Importância do Vermífugo e vacinas para cachorro filhote

Ter um animal é muito diferente de ter um brinquedo, por exemplo. O animal exige atenção, tempo e uma série de cuidados diários. Os cuidados são básicos como higiene, alimentação, ambiente ideal para o seu desenvolvimento, e claro, carinho e amor.

Sabemos que cuidar de um filhote pode soar como um desafio, principalmente se é a primeira vez que você passa por essa experiência.

Porém, cuidar de um filhote pode ser mais simples do que possa parecer, principalmente se você se atentar as todas vacinas que são necessárias para o seu pet crescer saudável.

Acompanhe o nosso artigo de hoje e saiba quais são elas.

Vacinas e vermífugo

É muito importante ter um veterinário que cuide certinho do seu pet durante todas as fases! Mas assim que o filhote nasce sabemos que uma série de vacinas são necessárias para garantir a sua saúde e o seu desenvolvimento saudável.

As doenças virais é uma das principais causas de óbito entre os pets! Essas doenças geralmente chegam até os animais por meio do contato com animais doentes, secreções deixadas no meio ambiente, ou mesmo pelo ar.

Algumas doenças que o pet pode pegar, além do risco de morte. pode deixar verdadeiras sequelas irreversíveis! E claro, ninguém deseja ver o seu cachorrinho nessa situação.

A única forma de prevenir tudo isso é através da vacinação! Atualmente no mercado existem inúmeras marcas, mas o mais importante, como citamos no início é ter um veterinário de sua confiança que acompanhe todas as fases e aplique essas vacinas.

Esse cuidado do veterinário ser o responsável pela aplicação vai garantir uma imunização mais eficiente! Além das vacinas contra as doenças virais a vacina contra a ‘’tosse dos canis’’ ou ‘’gripe canina’’ também é necessária!

Já a vacina contra leishmaniose tem uma grande importância na prevenção das doenças em áreas endêmicas! Ela pode ser administrada a partir dos 4 meses após uma sorologia negativa

Principais vacinas para filhotes

Mas pensado nos cães filhotes as principais vacinas são:

Vacina óctupla canina: Que protege de diversas doenças, e deve ser aplicada em 3 doses, a primeira logo nos primeiros 60 dias de vida do cachorrinho, a segunda 30 dias após a primeira dose, e a terceira depois de 60 dias da segunda dose;

Vacina antirrábica: Essa vacina deve ser aplicada com a terceira dose da vacina óctupla;

Vacina contra gripe: Pode ser aplicada há qualquer momento depois da óctupla;

Vermífugo: Deve ser aplicado juntamente com a primeira dose da óctupla, logo nos primeiros dias de vida do pet.

A vermifugação também é um mecanismo importante para a proteção do animal, e de todas as pessoas a sua volta! Já que atualmente eles se encontram cada vez mais perto de nós.

A vermifugação é recomendada a cada 6 meses, e com reforço após 15 dias, isso se o animal viver mais dentro de casa! se ele ficar mais fora de casa a dose pode ser feita anualmente e também com reforço após 15 dias.

Sabemos que a vontade de mostrar o novo pet para o mundo é grande, mas não é aconselhado que você saia com o filhote para passear enquanto ele não tiver completado todas as vacinas.

Por isso, até a terceira dose da vacina óctupla o seu pet deve manter – se afastado de outros cães. Além dos passeios não é recomendado levar o cachorro para tomar banho no pet shop, por exemplo.

Todo esse cuidado nessa fase é importante para que o cachorro não pegue nenhuma doença que possa atrapalhar seu desenvolvimento.

E se você gostou do nosso artigo de hoje continue em nossa página e confira muito mais.